Cultura organizacional é oriunda da empresa e não da ciência social, podemos a definir como o conjunto fatores que direcionam o comportamento das pessoas no ambiente organizacional. Estes fatores são: hábitos, atitudes, crenças, valores, ética, moral e regras.

Quando afeta negativamente o desempenho da empresa, a questões culturais podem ser percebidas em comportamentos e falas das pessoas. Alguns exemplos:

  • “Sempre foi assim aqui na empresa!”
  • “Não sei quem mandou, mas é assim que faz!”
  • “Não vai funcionar aqui!”
  • “Não tenho o que fazer, é do outro setor!”
  • “Não é problema meu!”
  • “Aqui as coisas funcionam assim!”
  • “A empresa não faz nada!”

E as empresas não fazem nada realmente, pois fazer alguma coisa é ação aplicável apenas a pessoas (físicas). Empresas são pessoas jurídicas, não naturais e incapazes de fazer alguma coisa.

Os impactos da cultura organizacional no resultado das empresas são de difícil mensuração, mas de fácil percepção no dia a dia, basta observar. E observar os comportamentos das pessoas é a primeira ação que se pode tomar para mudar a cultura organizacional.

Observando os comportamentos é possível identificar os fatores culturais para avaliar e definir os valores e comportamentos desejados. E, para estes, o que é aceitável e o que não é aceitável no ambiente empresarial.

Mas não é suficiente definir, falar que fez, colocar num documento e deixar guardado em uma gaveta qualquer na empresa. É preciso comunicar o por que de mudar, o que precisa mudar e, principalmente, o como se pretende mudar.

Deixar bem claro e divulgado, com linguagem simples e direta, o que deve ser diferente de agora em diante, quais as expectativas e os resultados esperados com a iniciativa de mudança da cultura organizacional.

Um plano de ação, incluindo ações de comunicação e engajamento, é importante que seja elaborado e compartilhado, bem como devidamente acompanhado e avaliado o desempenho.

Por ser resultado de ações, e ações serem inerentes a pessoas, é necessário renovar equipes para que mudanças culturais aconteçam de verdade na empresa. Para renovar é preciso qualificar, reposicionar, algumas vezes substituir e sempre reconhecer as pessoas.

Resumindo, quando a cultura organizacional afeta negativamente os resultados da empresa é preciso que as pessoas ajam para mudar. Começando com observar, em seguida avaliar e definir o que se pretende, para então comunicar por que e como e monitorar o andamento e os resultados alcançados.